O projeto é uma iniciativa de divulgar a música independente autoral de Brasília. As Quartas-feiras de Janeiro (15, 22 e 29/01) serão marcadas com shows de novas iniciativas sonoras da cidade, temperadas com o que há de melhor nas linguagens da nova música brasileira, Rock Progressivo, Soul, Ska, Jazz e Experimental. Diversão Garantida para toda moçada! A primeira edição do evento será composta pelas bandas Vaga-Lumes no vazio da noite de vênus e Plus Ultra, a discotecagem ficará por conta do DJ Zivitim e convidados.
O cenário musical brasiliense destaca-se por apresentar uma diversidade de estilos bastante significativa, englobando desde ritmos tradicionais a influências contemporâneas da música mundial. A banda Vaga-Lumes no Vazio da Noite de Vênus realiza com sucesso essa mistura de gêneros. A sonoridade, sustentada pela exploração de timbres e experimentações, passeia entre a música popular brasileira e o folk rock, com um tempero especial da psicodelia dos anos 70.
Surgido há 6 anos, o grupo passou por diversas formações até encontrar o formato ideal. Atualmente, são oito integrantes e uma grande riqueza de instrumentos: cavaquinho, guitarra, guitarra portuguesa, bateria, gaita, trompete, saxofone, trombone, violão e contrabaixo elétrico. Em 2011, a banda passou por momentos importantes para se firmar na cena do Distrito Federal: gravou o primeiro EP com cinco faixas, além da gravação de seu primeiro videoclipe da música No Espaço, em parceria com as produtoras Som de Brasília e Astronautas FX, o que propiciou o lançamento do vídeo em alguns portais de música na Europa: Holanda, França e Espanha.
No mesmo ano, a Vaga-Lumes no Vazio da Noite de Vênus sagrou-se campeã local e nacional do Festival Universitário de Música Candanga – FINCA UnB 2011, promovido pela Universidade de Brasília e que já revelou artistas como Ellen Oléria e Móveis Colonias de Acaju. A canção vencedora foi Carta Escrita a Vinho Tinto. No ano de 2012 foi campeã da etapa de fevereiro do Festival Caça-Bandas promovido para colocar em evidência as novas promessas do cenário musical de Brasília tendo recebido várias indicações para uma premiação posterior, tais como: Melhor guitarrista, duas indicações por melhor instrumentista, melhor letra, melhor música, melhor banda, melhor show e melhor produção executiva. Em abril a banda foi selecionada para o quadro Garagem do Faustão, do programa domingão do Faustão da rede Globo, fincando uma semana em evidência, com o vídeo clipe da música No Espaço, no portal G1 e no canal Multishow. Em junho de 2012 a banda fez o lançamento de seu segundo Videoclipe, da música Sonhos Pra Lembrar em parceria com os cursos de Comunicação Social e Cinema do IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília.
A banda tem consolidado sua história de forma progressiva. A produção do EP e do videoclipe, no último ano (2011), conduziram a banda a chances de provar sua qualidade em festivais tradicionais do cenário musical brasiliense. Em várias oportunidades em Brasília, alguns com premiações e outros com participações: Centro Cultural SESI Yara Amaral 2009 a 2012, FINCA 2011 e 2012, Caça-Bandas 2011, Rolla Pedra 2011, UnB Pela Paz 2012, Gravação do 2° Videoclipe, Porão do Rock 2012, Garagem do Faustão e Multishow 2012, Entrevistas: Rádio Cultura FM, BAND News FM, Rádio Nacional FM, Rádio Utopia FM e UnBTV. Aniversário de Taguatinga 2012, FUM – Festival Universitário de Música 2012, F.M.A – Festival intercolegial de Música Alternativa de Brasília 2012, entre outros.
A proposta de música que busca fugir do padrão, além da busca incessante pelo inusitado, é uma forte marca da banda. Não existe o medo de arriscar ou de errar, a música é livre e a arte sem riscos parece ser muito incômoda para esse grupo tão inquieto. Letras (poemas) cruelmente verdadeiras e certeiras atingem a mente de seus ouvintes como flechas atordoantes. Suas influências são as artes e as grandes angústias que rodeiam o homem.
A banda Plus Ultra iniciou carreira em 2009, com a proposta de criar música autoral. A banda cujas influências variam num espectro largo de rock, também absorve do funk, jazz, o som psicodélico e música brasileira. Contudo, o Plus Ultra é geralmente tabelado pelo estilo progressivo. Atualmente, a banda procura adentrar a cena musical da cidade. A experiência passada também inclui um show em Goiânia, onde participaram também Big Joe Manfra e Serguei.
Músicas que confirmam o valor dos anos de ensaios dionisiásticos em garagem e, de inspiração vinda das ruas, eventos no interior da cidade, músicos próximos. O ponto comum notável na maioria das músicas é a saturação causada pelos solos de Anderson Vilanova na guitarra. Essa saturação, essa cadência carregada é reabsorvida pelo baixo estabilizador, permeado de influências funk, de Luíz Paulo, que também é o maestro das atmosferas do Plus Ultra. A bateria está sob a responsabilidade do incrível e talentoso Lucas Pacífico, que carrega a banda e surpreende mudando o timbre, a batida, o toque, basta desviar a atenção um instante. O quarteto está completo com o vocalista, compositor e improvisado poeta, Devin, complemento de qualidade nas letras e na voz - em presença de palco.
Palco Miniestérico
Local: Balaio Café CLN 201, Bloco B (subsolo)
Quando: Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Horário: 21h
Couvert: R$ 5,00
Informações: (61) 3327-0732
Classificação: 18 anos