Um time de brasilienses talentosos que espalha teatralidade e muitas surpresas por onde passa se reúne, novamente, no espetáculo infantil Dona Bolota e o Segredo da Árvore Encantada. Deautoria de Ronaldo Guedes, produtor e autor de cinema, dirigido por Catarina Accioly e William Ferreira em parceria com Maíra Carvalho e com canções originais feitas a quatro mãos pela premiada atriz Miriam Virna e o músico Jorge Brasil (do grupo Mandrágora), a peça narra o encontro de quatro crianças com um pássaro tico-tico e uma fada gulosa. Juntos, eles embarcam em uma aventura que fala de preservação do meio ambiente e de respeito à natureza e ao próximo. O cenário é uma floresta e a história se passa debaixo de uma árvore que precisa de ajuda para viver. A peça estreia no dia 10 de maio no CCBB Brasília, e segue em cartaz até o dia 02 de agosto.
![]()
Dona Bolota e o Segredo da Árvore Encantadaé um espetáculo infantil trabalhado especialmente para que pais e filhos assistam e reflitam juntos sobre questões como união, harmonia, respeito ao próximo e à natureza. O baiano-brasiliense Ronaldo Guedes, que levou para casa, entre outros prêmios, o de melhor longa-metragem-ficção do Festival do Rio 2008 com Se nada mais der certo, dirigido por José Eduardo Belmonte, revela que as cenas vêm carregadas de reflexões lúdicas sobre esses temas. A dupla que assina a direção da peça é Catarina Accioly e William Ferreira, que soma uma parceria de mais de 20 anos e acumula espetáculos e filmes que renderam prêmios para ambos. Um exemplo é A Senhora D, de Hilda Hilst, que recebeu o prêmio SESC de melhor peça no DF (2008) e virou curta-metragem. Eles assinam a direção como Coletivo Sala de Estar e unem-se novamente a Maíra Carvalho (Quartinho Direções Artísticas), produtora teatral e diretora de arte premiada em cinema, responsável por inúmeros espetáculos do Grupo.
Virna e Brasil trabalharam na execução de músicas (letra e melodia) especialmente para o espetáculo e atuam com André Gouveia, diretor de publicidade português, que complementa a estética da peça com intervenções audiovisuais e musicais. A luz e os efeitos especiais são de Dalton Camargos e o público pode aguardar várias surpresas agradáveis quando todos esses recursos estiverem funcionando em cena. Os ricos detalhes cênicos são a marca desses atores e diretores – pratas da casa: nascidos ou radicados em Brasília – que trabalham em parceria há muitos anos.
Grande parte desses profissionais foi responsável pelo espetáculo infantil Fragmentos de Sonho do Menino da Lua, que também estreou no CCBB Brasília (2007), viajou por várias cidades do Brasil e foi premiado no Zilka Salaberry (2011), principal prêmio dedicado ao teatro para infância e adolescência no país. Virna, diretora e autora de Fragmentos (...) e colega de Accioly e Ferreira na Universidade de Brasília (UnB), venceu o prêmio de Melhor Atriz. Somam-se ao grupo que sobe ao palco nesse novo espetáculo, o elenco Iano Fazio; Kael Studart; Luana Proença e Luisa Duprat, representando as crianças, Ana Flávia Garcia no papel título como Dona Bolota. Virna integra o time no papel do Tico-Tico.
Desvendando o segredo da árvore encantada
Era um dia como outro qualquer na vida de quatro crianças. Dia de brincar pelas ruas e, também, desbravar a floresta, que fica bem ali e é um lugar cheio de mistérios para a garotada. Mas quis o destino que a pipa de Ventinho se enroscasse no galho da grande árvore quase sem vida. Ao resgatarem o brinquedo, os pequenos aventureiros conhecem Dona Bolota – uma senhora carismática, divertida e gulosa – e Tico-Tico – um pássaro depenado –, que vivem na árvore misteriosa. Dona Bolota revela o segredo de tanta devastação e a garotada decide partir em busca da poção mágica que irá resgatar a harmonia na floresta e deixá-los livres. Magnólia, Iná, Ventinho e Iara e o cantarolante Tico-Tico são aliados nessa aventura que vai despertar reflexões sobre o respeito ao próximo e à natureza e o senso de preservação do nosso ecossistema.
Tudo começou quando uma fada foi designada pelo Rei e Deus Abalah Búu para cuidar da floresta. Guardiã de um ecossistema complexo, a fada, que vivia em uma frondosa árvore, ouvia todas as queixas das pessoas que se reuniam no local. Cansada de tantas reclamações “azedas”, ela passou a comer compulsivamente. Certo dia, cega de tanta gula, ela devorou as delícias de um piquenique que acontecia na floresta e perdeu, às margens do Rio Dourado, o saco que continha uma poção com os quatro elementos da natureza. A partir daí, a floresta secou e a fada, que passou a ser conhecida como Dona Bolota, vivia paralisada na árvore à espera de um dia ter de volta a poção mágica que devolveria a harmonia ao local.
Dona Bolota tinha a companhia do cantarolante Tico-Tico, que talentoso como ele só, sonhava gravar um CD. O pássaro conheceu um homem, o Juvenal, que prometeu levá-lo para o Japão a fim de realizar a gravação. No avião, a caminho do Oriente, Tico-Tico descobre que havia outros animais em situações dramáticas no voo. Ele percebe que foi enganado e está sendo traficado. Rebela-se, pois sabe muito bem que não nasceu para viver trancado em um apartamento, muito menos dentro de uma gaiola, e foge passando pelo mundo inteiro até chegar ao Brasil. No longo caminho de volta, Tico-Tico perde praticamente todas as suas penas, restando-lhe apenas uma. No trajeto, ele encontrou abrigo na única árvore que sobrou daquela floresta devastada.
No dia em que a pipa de Ventinho cortou o céu daquela floresta e se encaracolou nos troncos secos da árvore, o destino das quatro crianças cruzou com o de Tico-Tico e o de Dona Bolota. Ao escutarem toda a história, os garotos, que trazem em suas personalidades características dos quatro elementos: fogo (Iná), terra (Magnólia), água (Iara) e ar (Ventinho), decidiram sair em busca da poção mágica e levaram o Tico-Tico depenado junto nessa jornada. Ao longo do caminho, eles descobrem o quanto o nosso ecossistema requer cuidados especiais e que cada habitante precisa aprender a preservá-lo.
Sinopse:
Em uma única árvore que restou de uma floresta devastada vivem uma gulosa fada conhecida como Dona Bolota e o pássaro Tico-Tico depenado. Um dia, quatro crianças, que carregam em suas personalidades os elementos da natureza: fogo, terra, água e ar, vão brincar na floresta e desvendam o mistério daquela árvore sombria e o porquê de toda devastação. Os aventureiros Magnólia, Iná, Ventinho e Iara resolvem se aliar ao Tico-Tico em busca de uma poção que irá harmonizar e devolver a vida e o verde à floresta. Crianças de todas as idades vão embarcar juntos nessa aventura que revela o quão importante é o respeito ao nosso meio ambiente e tudo o que está ao nosso redor.
SERVIÇO:
Dona Bolota e o Segredo da Árvore Encantada
Data: de 10 de maio a 02 de agosto de 2014 – aos sábados e domingos
Horário: sábados, às 17h, e domingo, às 17h;
Sessões extras MAIO: dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31, às 15h.
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Capacidade do teatro: 120 lugares
Local/Endereço: CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília
Telefone: CCBB: (61) 3108-7600
Valor do Ingresso: R$ 5 (meia entrada) e R$ 10 (inteira)
Classificação: Livre
Assessoria de imprensa CCBB: Ricardo – 61 3108-7629/7630 ricftorres@bb.com.br O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no facebook.
redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF |
|